sábado, 15 de março de 2014

Uma Tarde na Cidade



Vi os teus olhos, Querida
Nos bancos de pedra de outrora
Onde sentadas esperávamos
Do Barreiro o barco a vapor
E eu, apanhava joaninhas
Guardadas em caixas de fósforos.

Vi-me pequena na janela da escada
Na outra da sala com flores
E na outra também
Onde as noivas passavam para o altar
E o santo, as esperava para abençoar.

Vi-me na água benta da pia
Onde um dia fui baptizada
Na igreja recuada da Madalena.

Recordei com saudade
Os pregões desta cidade
Das varinas com a canastra
Da panela dos caracóis
Da água fresca de Caneças
Da boa castanha assada
Que saudade!

Vi-te meu pai, na calçada da avenida
Das tuas mãos hábeis saída
E a ginjinha que bebias a meias com a mãe
Quando no largo passávamos

E a igreja destruída pelo fogo

Vi-te ao longe
Castelo imponente de S. Jorge
Dos guerreiros de outros tempos

Passeei pelas ruas da cidade
Aquela que me viu menina
E hoje, me vê mulher

Maria Antonieta Oliveira






















Sem comentários:

Enviar um comentário