sábado, 13 de setembro de 2014

Férias Com Os Meus Avós



Ir de férias com os meus avós
É coisa que muito gosto
E se tudo vos contar
Vão-se rir, aposto.

Acordo de madrugada
Estão eles a ressonar
Dou eu a alvorada
Toca já a acordar

Vira-se um
O outro também
E sorrindo para mim:
- Bom dia, meu bem

A avó que é beijoqueira
Dá-me logo mil beijinhos
O avô meu amigo também
Dá-me muitos abracinhos

Por cima de ambos me deito
Eles fazem-me festinhas
E assim vão acordando
Abrindo as pestaninhas

Já depois de levantados
E o xixizinho feito
Os banhinhos são tomados
Tudo feito a preceito

O avô põe a mesa
E o pequeno-almoço prepara
Eu ando de bicicleta
E a avó em tudo repara

Depois de beberem o café
Vamos de comboio p’ra praia
A avó na brincadeira
Mais parece uma catraia

- A água está fria, avó
Não quero praia, quero piscina
Está quita não me salpiques….
E faço a minha cara traquina

Mas com a brincadeira
Da minha avó Tieta
Dou comigo já molhado
E o frio era só treta

Nado, corro e mergulho
Salpico os meus avós
Parecemos todos miúdos
Sem distância entre nós

Regresso à casa andante
E agora toca a comer
Que eu quero ir à piscina
E a digestão tenho que fazer

De minuto a minuto
Eu pergunto à minha avó
Quanto tempo ainda falta
Quero ir já, tenham dó

Sempre alegre e brincalhona
Ela me vai respondendo
Até que chega a hora
E lá vou eu saltando e correndo

Coitado do meu avô
Que vai comigo sempre
Já cansado do trabalho
E quem sabe, até doente.

Sou miúdo, não penso nisso
Quero é ir mergulhar
Mas lá vem o nadador
De novo, comigo ralhar

Faço piruetas, cambalhotas
Dou braçadas, sei boiar
Pareço filho de peixe
Só na água gosto de estar

Começo a ficar com frio
E o avô diz: – vamos embora
Faço cara de zangado
Mas saio logo fora

A seguir vem o bem bom
Com o avô vou tomar banho
Rimo-nos muito os dois
Parecemos do mesmo tamanho

O avô é divertido
De paródia lhe chamo eu
Brincamos os dois na água
É um grande amigo meu

Mais umas voltinhas
Lá vou eu de bicicleta
O avô trata do jantar
E a avó estica a perneta

Pois é, a avó coitada
Nunca mais anda bem
Sempre, sempre a coxear
Com a grande dor que tem

Vontade tem ela de andar
E por isso se revolta
Às vezes depois do jantar
Ainda vamos dar uma volta

Regressamos ao hotel
De novo vamos dormir
Muitas estrelas no céu
Outro dia a sorrir.

Maria Antonieta Oliveira
07-09-2014



Sem comentários:

Enviar um comentário